O teste de Rorschach ou Psicodiagnóstico Rorschach como chamado por seu autor é um dos testes de personalidade mais completos e profundos capazes de avaliar múltiplos aspectos do dinamismo e da estrutura psíquica do indivíduo, através de uma investigação que analisa diversos elementos arquetípicos, dentre eles: relação paterna e materna, traumas, sexualidade, vida intrauterina, relações interpessoais, percepção da diversidades, inteligência cognitiva, inteligência emocional, dentre outros.

É um teste amplamente utilizado para vários fins, que vão desde diagnósticos psiquiátricos, até avaliações em psicologia forense, sendo um dos instrumentos avaliativos mais solicitados por juízes e promotores.

O teste de Rorschach no ambiente organizacional proporciona um olhar aprofundado e muito amplo para o perfil de um profissional, possibilitando verificar vários elementos do perfil psicológico que serão preditivos de sucesso ou insucesso em cargos e funções específicas. No ambiente clínico o teste de Rorschach viabiliza um mapeamento das estruturas saudáveis e dos pontos de adoecimento psíquico e psicossomático, possibilitando ao psicoterapeuta uma intervenção mais assertiva junto ao paciente.

A Psicóloga e Mestra Márcia Christovam, especialista em Psicodiagnóstico Rorschach e professora desta técnica há mais de uma década, desenvolveu uma metodologia terapêutica onde se utiliza o testes de Rorschach associado a técnicas de arteterapia, a qual denominou Rorschach Arteterapeutico. Após pesquisa desenvolvida com esta técnica junto aos Psicólogos do RH da PUC/Goiás (2004-2007) e apresentação da mesma no Congresso Latino Americano de Rorschach (2009), ela passou a compartilhando com vários psicólogos sua descoberta em cursos e workshops, além de apoiar vários pacientes em seu processo de autodescoberta e cura de traumas com esta sua metodologia.

Caso você queira se conhecer melhor e mais profundamente, experimente participar de sessões psicoterápicas conduzidas por esta metodologia!