Quando vamos a um médico quer para diagnosticar um sintoma, uma doença, quer para fazer um checape, o mesmo realiza esta avaliação diagnóstico através da entrevista clínica e de análise de exames. Podemos traçar um paralelo entre o fazer do médico e o fazer do Psicólogo Clínico especialista em Psicodiagnóstico, onde este último também se utilizará da entrevista clínica e de testagens diversas para melhor entender o funcionamento psíquico e seus correspondentes comportamentais, esclarecendo para o paciente tanto as possíveis causas das sintomatologias apresentadas como queixas, mas principalmente indicando os melhores caminhos para a cura, ou a solução almejada. De acordo com um dos importantes autores da Psicologia o “psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos (…) que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com o foco na existência ou não de psicopatologia. É um processo científico de tempo limitado que utiliza técnicas e testes para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos (…), comunicando os resultados com base nos quais são propostas soluções” (Cunha 2000).

Assim o método de diagnóstico utilizado em Psicologia e cujo nome é PSICODIAGNÓSTICO, ocorre através da aplicação da testes psicológicos e da interpretação de sinais do comportamento, fisiognomonia e outros sinais expressos pelo indivíduo que indicam suas características de personalidade.

Como acontece?

Dura em média 10 sessões onde acontecerão:

  • Entrevistas dirigidas e conversas livres dobre diversos temas propostos pelo paciente ou pelo psicólogo.
  • Aplicação de testes de Personalidade e testes Projetivos. A Bateria de testes será escolhida de acordo com o que se busque identificar e melhor conhecer sobre o paciente, estando comprometida em especial com: identificar causas dos sintomas, conhecer o funcionamento patológico e saudável da Estrutura e dos Dinamismos Psíquicos, além de revelar elementos do inconsciente que estão vinculados a como a personalidade do paciente se formou desde a vida intrauterina até os dias de hoje, revelando experiências positivas e traumas, cuja energia psíquica ainda operam no ser neste momento de vida.
  • Análise dos dados e construção do Laudo.
  • Sessão de devolutiva onde os resultados são comunicados e se esclarece caminhos necessários a partir do diagnóstico, com possíveis prognósticos. A sessão de devolutiva é um momento de autoconhecimento e muitas vezes tem uma duração maior que um encontro, afim de possibilitar ao paciente melhor processar a compreensão dos diferentes aspectos levantados. No caso de criança e adolescente a devolutiva acontece em sessões separadas para o paciente e para a família.
  • Em alguns casos é necessário que estes resultados sejam comunicados a outros profissionais a exemplo de casos encaminhados por um médico, ou pela escola. Nestes casos o Psicólogo também fará uma sessão de devolutiva com o profissional para que este melhor direcione seu trabalho junto ao paciente.