O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem seu trabalho. Pode referir ao ambiente dentro de um departamento, de uma fábrica ou de uma empresa inteira. É o ambiente percebido psicologicamente e interfere diretamente na motivação, na produtividade, nas relações interpessoais e até mesmo na saúde física e psicológica do trabalhador.

Quando o clima é bom predominam as atitudes positivas como: alegria, entusiasmo, participação, dedicação, satisfação e motivação. No clima ruim ocorrem as tensões, discórdias, desuniões, rivalidades, animosidades, desinteresses para realizaras funções, resistência às ordens e ruído nas comunicações. O clima é percebido nos atos e expressões dos funcionários e na realização ou omissão de um trabalho.

Quando a pesquisa de clima é bem realizada apontando estratégias de solução do que se percebeu como gaps, com certeza haverá melhoria do ambiente de trabalho, possibilitando que os funcionários se sintam melhor e mais envolvidos. Com a Pesquisa de Clima ainda é possível diagnosticar fraquezas de uma gestão deficiente e os pontos fortes de uma gestão competente.

Diversas empresas sucumbiram por falta de bom entendimento entre seus clientes internos, porém outras avançaram rapidamente quando atingiram um alto grau de satisfação entre seus colaboradores, e este é um dos bons motivos para se investir em uma pesquisa de clima organizacional.