Palestra: Apresenta de forma resumida e simplificada um determinado assunto. É ideal para introduzir determinado tema, assunto ou novidade. Esta modalidade serve como uma sensibilização, para que as pessoas reflitam a respeito do assunto. Ela tanto pode ter um aspeto mais técnico, com um caráter mais de ampliação de conhecimento, quanto pode ter um enfoque mais motivacional, gerando nos participantes um movimento emocional e energético que pode lhes animar e motivar para uma ação específica para qual se deseje dar foco.

A quantidade de participantes é indeterminado, e o tempo de duração de uma palestra varia de 40 minutos a 1 hora e trinta minutos.

Workshop:  Também tem caráter de treinamento, mas, diferente dos cursos, conta com a participação ativa do público e necessita de apresentação de cases reais. Em geral se divide em três momentos: exposição, discussão e conclusão.  Tem o objetivo de aprofundar determinado conteúdo, levando para a prática de forma mais intensa. A Andragogia é utilizada em todo o evento, já que a participação das pessoas e aplicação dos conteúdos são o mais importante.

A quantidade de participantes precisa ser limitada, uma vez que se conduzirá os participantes para algum tipo de prática, o que exigirá uma atenção mais focal do facilitador, que só será possível em grupos menores (no máximo 20 pessoas). O tempo de duração de pende do objetivo e tema escolhido, podendo ter duração entre 2 horas e 4 horas.

O Instituto Logos, por contar com uma Equipe Multidisciplinar pode oferecer Palestras e Workshops personalizados com foco no seu negócio e nas Metas que sua Equipe precisa atingir. Para realizar estre trabalho personalizado, fazemos inicialmente um encontro para melhor entendimento do cenário e suas necessidades, para então montarmos um serviço que possa lhe atender adequadamente.

Em nossas Palestras utilizamos técnicas Lúdicas, Vivenciais e de Neuropsicologia, capazes de acessar o inconsciente pessoal e coletivo, possibilitando tocar melhor e mais profundamente o público, gerando maior sensibilização em relação ao tema trabalhado, o que por sua vez possibilita atingir com mais eficácia os objetivos propostos para o encontro.

Buscamos sempre que possível trabalhar a partir da demanda de nosso cliente criando tanto o tema como as palestras a partir dos objetivos que nos são solicitados, entretanto temos em nosso Portifólio vários temas de Palestras que já foram ministradas com sucesso. Abaixo algumas palestras proferidas em Empresas, Escolas, Faculdades, Congressos (incluindo o CONARH e Expomanagement HSM):

  • “Gestor Coach: O Líder que Aspira, Inspira e Conquista” (uma análise moderna do papel do líder que apoiado na metodologia de coaching consegue extrair o melhor de si e de sua equipe)
  • “Neurociência do Sucesso” (Uma reflexão sobre o ponto de convergência a partir do qual a metodologia Coaching e a Psicologia olham o indivíduo como autor do seu Triunfo)
  • “Percepção de Realidade e Auto Governança” (levantamento dos principais indicadores construídos a partir destes dois pilares que são definidores de sucesso pessoal e empresarial)
  • “Como e Quanto Viver Depende Também de Você” (Despertar a consciência de que o modo como vivemos agora influencia no modo como viveremos a terceira idade, desta forma levando ao desejo de atuar de forma mais assertiva hoje, fazendo escolhas que possibilitarão não somente vida longa, mas principalmente vida de qualidade)
  • “Parceria: Atitude que Faz Diferença” (Trabalhar conflitos na Equipe conduzindo a um clima harmonioso na organização).
  • “Labor: Sentir X Ter Sentido” (Refletir sobre a Saúde do Trabalhador no contexto laboral, focando o resgate e a conservação da saúde como possível em um trabalho que complemente o sentido existencial do Ser).
  • “Resgatando o EU Vencedor” (Palestra Motivacional que tem como objetivo central despertar a Motivação para se realizar um trabalho mais produtivo e viver a vida focado em seu real potencial. O início do ano é um momento muito inspirador para reflexões mais profundas, através das quais podemos resgatar nossos sonhos, desejos, projetos, reencontrando aquilo que pode conferir um maior sentido à nossa existência. Assim, aproveitando este momento, podemos utilizar as técnicas vivenciais para conduzir o grupo a estas reflexões profundas que têm o potencial de despertar um novo desejo e com isso uma nova energia a ser aplicada no trabalho, como forma de atingir metas e realizar sonhos ainda almejados).
  • “Vínculo: Ponte Indispensável para a Saúde Integral do Ser” (A partir da Teoria dos Vínculos, reconhecer os tipos de vínculos patológicos e suas interferências no processo ensino-aprendizagem, retomando o valor da afetividade na relação entre ensinante e aprendente, capaz de conduzir ao sucesso escolar)
  • “Afetividade: Linguagem de Amor que faz a diferença na Família” (A família que tem fundamental papel no progresso da sociedade e do mundo, tem sido alvo em seu espaço mais íntimo, de numerosas forças destrutivas, cujo fim acaba por fragilizá-la, destruí-la. Resgatar a Linguagem do Amor, e reaprender o caminho da Afetividade saudável é um possível caminho de cura da família).
  • “Ser Presente X Dar Presente: O Dilema dos Pais Modernos” (Fazendo refletir sobre a atual situação da família no período Moderno e Pós-Moderno, levar a uma leitura crítica de como o modelo capitalista associado aos elementos psicológicos da Culpa e Reparação têm nos conduzido a uma inversão de Valores e Papéis, e o peso desta inversão na construção emocional de nossos filhos).
  • “Bullying: Este Problema também é Seu!” (Definir Bullying e analisar sua presença nas mais diversas e sutis situações, de forma a conscientizar que somente uma mudança radical de postura, onde o outro seja considerado como um bem precioso a ser cuidado e preservado, poderá evitar tal mal).
  • “Responsabilidade: Peso ou Privilégio?” (Rever a postura de Educador – quer como pais, quer como professores – repensando seu Papel na condução do processo de crescimento e amadurecimento do ser, reconhecendo o valor das Regras, e entendendo o privilégio de ser aquele que propõe os Limites e o Referencial).
  • “Dificuldade de Aprendizagem: Déficit do Ensinante X Déficit do Aprendente” (Pensar as dificuldades de aprendizagem dentro da relação entre ensinante e aprendente, onde o primeiro influencia diretamente no modelo de aprendizagem podendo portanto ser o gerador o mantenedor dos déficits de aprendizagem).
  • “Aceitar para Transformar” (Compreender a educação inclusiva como um modelo de humanização que só será possível a partir do momento em que reconhecermos o diferente dentro de nós mesmos, integrando primeiro nossas próprias fragilidades, de forma a poder integrar as diferenças do outro e enfim gerar uma energia transformadora de crescimento e superação).
  • “Ser Professor: Profissão ou Sacerdócio” (Relembrar as motivações profundas que conduziram a escolha desta profissão, entrando em contato com o sentido existencial proposto por esta missão).