O maior número de idosos e o aumento da expectativa de vida da população brasileira tornou-se um dos maiores desafios da atualidade para todos os setores da sociedade responsáveis por este aspecto.

         É necessário difundir a mudança de paradigma e a quebra do preconceito de que o envelhecimento e a pós-carreira são momentos que só trazem aspectos negativos e dissabores. As atitudes frente a estes aspectos são determinantes para definir o ¨como¨ as pessoas irão vivenciar este período.

         Assim, a tendência hoje é o planejamento de carreira como planejamento de vida, sendo papel também das organizações criarem programas que auxiliem o colaborador a desenvolver projetos de prevenção a esta fase de transição na busca de estratégias que possam transformar esta ruptura em momento de resgate de sonhos, busca de novas habilidades e redirecionamento da vida, definindo o que se quer ser, fazer e ter.

         Desta forma, as organizações que possuem uma visão ampliada de longo prazo e querem ter um diferencial competitivo no mercado necessitam olhar para esta realidade, encarando-a com seriedade, para então estabelecer estratégias com foco na terceira idade, objetivando a preparação de seus colaboradores para a aposentadoria.

         Neste sentido a implantação de um Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA), composto de projetos específicos, com ciclos de trabalhos contínuos de sensibilização, palestras, minicursos e vivências, abordando temas ligados a autoestima, saúde, manejo de finanças, sexualidade, rede de apoio social, habilidades, competências, ganhos e perdas do envelhecimento, dentre outros temas, possibilitam a construção de um projeto de aposentadoria que priorize o envelhecimento saudável. A conscientização de outras habilidades, competências, desejos e sonhos que ficaram adormecidos enquanto a sobrevivência se fez prioridade é outro fator de envelhecimento produtivo e mais prazeroso, minimizando riscos de estresse, depressão e hipertensão, entre outros problemas de saúde que acometem pessoas prestes a se aposentar ou na pós-carreira.

         Destacamos o PPA como um processo de “ganha-ganha”, onde o colaborador ganha em habilidades para lidar com o desconforto de uma mudança tão radical na vida e ganha a organização pela certeza de estar cumprindo o seu papel social, gerando impacto positivo na moral dos colaboradores e fortalecendo a sua imagem positiva.

OBJETIVO GERAL

         Informar, sensibilizar e instrumentalizar os participantes para que possam implementar mudanças em suas vidas de modo a evitar os riscos de um envelhecimento mal sucedido, tal como a dependência física e financeira, solidão e ociosidade/inutilidade, e adotar condutas protetoras à saúde ao longo da vida, de modo a culminar em um envelhecimento com autonomia, vínculos afetivos e sociais, ocupação e satisfação com a vida.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aumentar o nível de informação dos participantes sobre aspectos legais relativos à aposentadoria, incluindo critérios para aposentar-se, procedimentos envolvidos e regras que regem o recebimento financeiro mensal;
  • Aumentar o nível de informação dos participantes sobre o envelhecimento e o que fazer para envelhecer com saúde;
  • Ampliar o repertório individual de estratégias de enfrentamento saudáveis para lidar com as demandas impostas pela pré-aposentadoria e aposentadoria;
  • Minimizar a probabilidade de surgimento de transtornos de saúde física e emocional nos últimos anos que antecedem a aposentadoria, tais como quadros de estresse, depressão, hipertensão e outros;
  • Maximizar a probabilidade de vivência da aposentadoria com qualidade de vida, definida como ausência de abuso de drogas lícitas e ilícitas, presença de independência funcional, engajamento em atividades sócio-ocupacionais, vivência de vínculos afetivos e percepção de satisfação com a vida.
  • Proporcionar aos participantes um senso de controle sobre o processo de envelhecimento, que transforma a aposentadoria numa fase produtiva e saudável.
  • Potencializar atitudes e comportamentos comprometidos com um estilo de vida saudável, o que por conseguinte repercutirá em sua atuação diante de sua vida não só pessoal mas também profissional, podendo ser este um ganho direto para a empresa, em especial quando da participação dos funcionários que ainda terão uma longa carreira na organização.

BENEFÍCIOS

Para a Empresa:

  • Colaboradores mais motivados e comprometidos;
  • Colaboradores com sentimento de valorização por parte da empresa;
  • Cumprimento do papel de responsabilidade social;
  • Fortalecimento da imagem empresarial positiva.

Para os Colaboradores:

  • Melhor saúde física e maior qualidade de vida;
  • Melhoria nas relações familiares, afetivas e sociais;
  • Melhoria na administração das finanças pessoais e da autoestima;
  • Construção de um projeto de vida voltado para o sentimento de utilidade e de satisfação com a vida.