O que é o Teste QUATI ?

O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) é um teste que permite entender as inclinações comportamentais do indivíduo. Ele auxilia o profissional de gestão de pessoas a identificar a personalidade do avaliado e, assim, entender qual seu grau de desempenho em determinada tarefa.

O Questionário de Avaliação Tipológica QUATI, dirigido à população brasileira e à sua cultura, é um instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia. Visa definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de grupos de trabalho, na detecção e solução de conflito nas organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem, na orientação de pais e professores, na orientação vocacional e aconselhamento familiar.

Os resultados são fornecidos em um conjunto de 03 códigos que definirão a atitude consciente e as funções mais e menos desenvolvidas, ou inconscientes. A Atitude está dividida em Introversão (I) e Extroversão (E); as Funções de Percepção são a Intuição (In) e a Sensação (Ss); e as Funções de Julgamento estão divididas em Pensamento (Ps) e Sentimento (St). O manual disponibiliza uma tabela de profissões mais encontradas em cada tipo e a última edição apresenta a descrição das principais características de cada um dos 16 tipos psicológicos, sob o ponto de vista profissional, ou seja, nas organizações (dados de liderança).

O questionário, de fácil compreensão e avaliação simples e objetiva, está composto por 06 propostas de situações cotidianas, cada uma com aproximadamente 15 pares de afirmações, em que o sujeito escolhe as que mais se aproximam de seu comportamento e anota na folha apropriada. A correção é realizada pela quantidade de respostas dadas para cada uma das dimensões descritas, pela avaliação quantitativa e qualitativa.

Descrição do QUATI

Instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia que objetiva avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz.

É uma tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de grupos de trabalho, na detecção e solução de conflito nas Organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem, na orientação de pais e professores, na orientação vocacional e aconselhamento familiar.

Avalia a personalidade por meio da escolhas situacionais que cada indivíduo faz.
Este teste tenta classificar as semelhanças e diferenças em determinados grupos, assim auxiliando na organização de grupos de trabalhos, detectando e resolvendo conflitos nas organizações.

Os objetivos do processo de avaliação psicológica são diversos, podendo passar pela despistagem, verificação de hipóteses, diagnóstico, prognóstico e encaminhamento para intervenção.

As técnicas e métodos de avaliação dependem do objectivo do processo de avaliação psicológica e podem passar por entrevistas, observação direta, inventários de comportamento, interesses ou atitudes, instrumentos de avaliação cognitiva, da personalidade, neuropsicológica e pedagógica.

A avaliação psicológica constitui-se numa avançada tecnologia de análise e avaliação de aspectos fundamentais do comportamento humano. Dessa forma, podemos mensurar as aptidões, habilidades, capacidades e as variações do comportamento individual, objetivando a adequação de perfis individuais às descrições de cargo e requisitos de vagas abertas. Portanto, com o uso de métodos, técnicas e instrumentos de avaliação psicológica (testes), objetivamos a redução substancial dos riscos de contratação com o objetivo final de adequar mão de obra aos modelos corporativos. Possuímos ampla experiência na utilização de Testes de Aptidões gerais e específicos,

Testes de Personalidade Objetivos (ex.: IFP, CPS, Quati, etc.), Expressivos (Ex.: Palográfico) e Testes Projetivos como Pfister, Hampsay, Zulliger e Rorschach, abrangendo os mais diversos tipos de avaliações psicológicas.

Os testes psicológicos são instrumentos úteis ao psicólogo, exclusivos de sua prática profissional, e podem colaborar quando do processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de dados.