Justificativa: Desvendar os mistérios da mente humana, melhor compreender os conflitos que geram a falta de harmonia existencial ou mesmo a falta de adaptação ao meio é em si um grande desafio para o psicólogo, mas quando estamos diante de duas mentes, duas histórias entrelaçadas em conflitos e desarmonias, aí sim, nossa tarefa se torna mais complexa!

Diante deste grande desafio que é atender a casais e famílias surgiu o desejo de realizar este curso de formação em testes e técnicas psicoterápicas para casal e família. Um curso nascido do pedido constante de vários colegas de equipe e alunos de outros cursos que oferecemos, e que vem como uma forma de partilhar nossa experiência de quase duas décadas atendendo a esta demanda.

Objetivo

       Este Curso será muito interessante não somente para aqueles que são terapeutas de casal, mas também para os terapeutas de criança e adolescente que muitas vezes precisam lidar com as tensões do grupo familiar nas sessões com a família, quer em processo de psicodiagnóstico, quer no acompanhamento ao longo do processo psicoterápico em sessões de ajustamentos e feedback.

       O Curso tem um caráter totalmente pragmático (como é a marca registrada dos cursos de formação e aperfeiçoamento que a Logos oferece), onde pretendemos trocar experiências, compartilhar casos reais mais complexos e instrumentalizar os participantes com testes e técnicas psicoterápicas comprovadamente eficazes para atendimento das demandas de casal e família.

O embasamento que nos dá sustentação é de fundamentação existencialista com metodologia fenomenológica, entretanto teremos em nosso espectro de estudos para este cursos um mergulho na teoria Junguiana sobre casamento como forma de aprofundar a compreensão de arquétipos e símbolos que facilitarão posteriores leituras dos conflitos mais presentes em nossa clínica psicológica. Também nos valeremos de técnicas pragmáticas da abordagem comportamental cognitiva e técnicas de maior amplitude projetiva e expressiva advindas do psicodrama e da arteterapia como instrumentos que ampliam a compreensão do caso e o encaminhamento das sessões. No conjunto de estratégias oferecidas aos participantes estarão ainda incluídas algumas ferramentas de coaching que adaptadas para o atendimento de casal e família tem mostrado grande eficiência no apoio ao alcance de metas determinadas pelos participantes como importantes para o sucesso do processo, ou superação dos dramas que se apresentam inicialmente como queixas. Quanto a parte específica dos Testes serão trabalhados alguns Testes padronizados que hoje são vendidos pelas principais editoras e aprovados pelo CFP, assim como apresentaremos alguns manejos de testes projetivos aplicados ao casal e à família e como estes argumentos podem se tornar poderosas estratégias no set terapêutico.

 

CARGA HORÁRIA: 50 Horas