OBJETIVOS

  • Conceituar e caracterizar o processo psicodiagnóstico estabelecendo seus objetivos e etapas.
  • Reconhecer a postura do Psicólogo na situação clínica com base em uma Epistemologia Existencialista, bem como aplicar tal conhecimento na prática com o cliente.
  • Treinar um ‘Olhar Fenomenológico’ para melhor colher os fenômenos expressos no processo diagnóstico, onde quer que eles se desvelem: nas entrevistas, nos momentos lúdicos, nos testes padronizados.
  • Conhecer modelos de condução de entrevista com a família e com a criança/adolescente num processo de ajuda.
  • Conhecer testes psicométricos (inventários de personalidade, testagem de maturidade cognitiva; testes psicomotores; testes psicopedagógicos; testes de inteligência) e técnicas projetivas.
  • Identificar melhores estratégias de Analisar e organizar os dados obtidos, de forma a fazer desvelar um diagnóstico e um prognóstico.
  • Conhecer modelos de encaminhamentos e sugestões coerentes com o diagnóstico e o prognóstico.
  • Formular propostas psicoterapeuticas com base no diagnóstico.
  • Efetuar propostas de devolutivas para as diferentes situações e demandas: com a criança/adolescente; com os pais; com a escola; com outros profissionais da área da saúde.
  • Confeccionar Informes, Pareceres, Relatórios e Laudos para os diferentes fins: médico, outros profissionais da área da saúde, família, escola, judiciário.

PROGRAMA

I Módulo

– A Postura do Psicólogo

        1.1. Embasamento Filosófico

         1.2. Relação Psicólogo-Cliente

         1.3. Ética

– Visão Geral sobre os Problemas Infantis

      2.1. Caracterização dos Transtornos – CID-10/ DSM-IV

      2.2. Estudo de Caso

II Módulo

– Entrevista em Psicodiagnóstico

3.1. Com os pais

3.2. Com a criança/adolescente

– Uso de testes no Psicodiagnóstico

4.1. Testes de Inteligência

4.2. Testes Psicomotores

4.3. Testes Psicopedagógicos

4.4. Testes Projetivos

– A Hora Lúdica

IV Módulo

– Analise dos dados

– Formulação do Laudo

– A Entrevista de Devolução

8.1. Com a criança/adolescente

8.2. Com os pais

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

 

Facilitadora: Ms. Márcia Christovam Rocha (CRP 09/1891)