OBJETIVOS

  • Conceituar e caracterizar o processo psicodiagnóstico estabelecendo seus objetivos e etapas.
  • Reconhecer a postura do Psicólogo na situação clínica com base em uma Epistemologia Existencialista, bem como aplicar tal conhecimento na prática com o cliente.
  • Treinar um ‘Olhar Fenomenológico’ para melhor colher os fenômenos expressos no processo diagnóstico, onde quer que eles se desvelem: nas entrevistas, nos momentos lúdicos, nos testes padronizados.
  • Conhecer modelos de condução de entrevista com a família e com a criança/adolescente num processo de ajuda.
  • Conhecer testes psicométricos (inventários de personalidade, testagem de maturidade cognitiva; testes psicomotores; testes psicopedagógicos; testes de inteligência) e técnicas projetivas.
  • Identificar melhores estratégias de Analisar e organizar os dados obtidos, de forma a fazer desvelar um diagnóstico e um prognóstico.
  • Conhecer modelos de encaminhamentos e sugestões coerentes com o diagnóstico e o prognóstico.
  • Formular propostas psicoterapeuticas com base no diagnóstico.
  • Efetuar propostas de devolutivas para as diferentes situações e demandas: com a criança/adolescente; com os pais; com a escola; com outros profissionais da área da saúde.
  • Confeccionar Informes, Pareceres, Relatórios e Laudos para os diferentes fins: médico, outros profissionais da área da saúde, família, escola, judiciário.

PROGRAMA

I Módulo – A Postura do Psicólogo

        1.1. Embasamento Filosófico

         1.2. Relação Psicólogo-Cliente

         1.3. Ética

II Módulo – Visão Geral sobre os Problemas Infantis

      2.1. Caracterização dos Transtornos – CID-10/ DSM-IV

      2.2. Estudo de Caso

III Módulo – Entrevista em Psicodiagnóstico

3.1. Com os pais

3.2. Com a criança

3.3. Com o adolescente

 

IV Módulo – Uso de Testes no Psicodiagnóstico

4.1. Testes de Inteligência

4.2. Testes Psicomotores

4.3. Testes Psicopedagógicos

4.4. Testes Neuropsicológicos

4.5. Inventários

4.6. Testes Projetivos

 

V Módulo – Outras Técnicas de Levantamento de Dados para o Diagnóstico

5.1. A Hora Lúdica

5.2. Dinâmicas e Vivências

5.3. Visita à Escola

5.4. Sessão Diagnóstica com a Família

5.5. Diagnóstico numa Perspectiva Transdisciplinar: Possíveis Estratégias.

 

VI Módulo  – Análise, Interpretação e Organização dos Dados

VII Módulo – Formulação do Laudo

VIII Módulo – A Entrevista de Devolução

8.1. Com os pais

8.2. Com a criança

8.3. Com o adolescente

8.4. Com a Escola

8.5. 5. Com outros Profissionais Solicitantes do Psicodiagnóstico

IX Módulo – Estudo de Casos

X Módulo – Supervisão de Casos

 

CARGA HORÁRIA: 50 HORAS

 

Facilitadora: Ms. Márcia Christovam Rocha (CRP 09/1891)