O que é Orientação Vocacional e por que alguém procuraria VOCÊ como um Orientador Vocacional?


A Orientação Vocacional é uma experiência mediada por técnicas que viabilizam auxiliar aqueles que estão vivenciando o conflito de escolher um caminho profissional. Não se trata de uma simples aplicação de testes vocacionais, ou de responder questionários de interesses por profissões ou por áreas de estudo. 

A Orientação Vocacional é antes de tudo um processo de auto-conhecimento, de busca de si mesmo e de suas respostas profundas, pois afinal nenhuma resposta aos nossos problemas será encontrada fora de nós mesmos. Neste sentido a Orientação Vocacional torna-se útil aliada não somente para aqueles que vivem um conflito quanto à sua escolha profissional, mas também para as pessoas que querem se conhecer melhor a fim de utilizar este conhecimento a seu favor em suas escolhas não só vocacionais, mas na vida como um todo.

Vale lembrar que a vocação não é inata, mas adquirida, elaborada ao longo da vida, sendo papel do Orientador Vocacional auxiliar o indivíduo na descoberta de caminhos que já estão de alguma forma esboçados dentro dele mesmo.


Que tal ser essa pessoa capaz de auxiliar a outros nesta busca?!


Para Quem é esta Formação


Para quem quer conhecer mais sobre o tema e das técnicas utilizadas para apoiar pessoas que querem escolher uma profissão.

Para quem atual apoiando pessoas em suas carreiras e deseja conhecer ferramentas que possam ampliar seu repertório de assertividade com seus clientes.

Para quem já trabalha, ou deseja trabalhar com adolescentes em fase de escolha da faculdade que querem cursar

Para quem já trabalha, ou deseja trabalhar com adultos em conflito em sua carreira e que precisam de apoio para encontrar uma profissão que lhes gere maior felicidade e realização.

Em geral Orientadores Vocacionais são: Psicólogos; Pedagogos; Profissionais da Educação; Coaches; Líderes Religiosos; dentre outros. Mas o ponto em comum é o desejo de apoiar pessoas (independente da faixa etária) a encontrarem uma Carreira que possa alinhar sucesso e propósito.

O que Você Aprenderá


Este curso tem um caráter teórico e prático. Então você pode esperar conhecer as teorias que envolvem o tema Orientação Vocacional e Profissional, assim como estudar constructos de diferentes áreas do saber que cooperam para a construção dos conhecimentos necessários para atuar como Orientador Vocacional.

Serão entregues Ferramentas e Estratégias, cujo uso será treinado em sala para que você saia com a máxima habilidade em manusea-las e obtendo resultados em sua atuação com seus clientes. Dentro do repertório instrumental teremos ferramentas de uso exclusivo do Psicólogo e outras para uso comum de profissionais advindos de quaisquer outras áreas de formação.

A tônica pragmática deste curso te habilitará (caso você deseje), a realizar um laboratório prático, durante o qual receberá supervisão para tirar dúvidas e validar esta sua primeira prática.

 

Modelo do Curso


  • Aulas expositivas acompanhadas de Material Didático
  • Aulas vivenciais e práticas das Técnicas de Avaliação e de Devolutiva
  • Estudo de Casos
  • Prática
  • Supervisão das práticas realizadas

 

CARGA HORÁRIA: 50 Horas


Dias e Horários das Aulas Presenciais: Sexta das 18 às 22 horas/Sábado e Domingo das 9 às 18:30 horas

Mais:

  • 15 horas de aula EAD
  • 15 horas de Atendimento e Supervisão