Quando você está gestante, você está em grande sintonia com seu corpo. Quando seu corpo conversa com você, é importante que você escute cuidadosamente. Praticando Pilates, a conversação consigo será potencializada (…) Permita a si mesmo ouvir as sugestões do seu corpo.  WINSOR E LASKA, 2010, P. 33

 

A prática da atividade física atua na prevenção e no controle de diversas doenças, atuando na melhora da qualidade de vida, inclusive para as gestantes. Até pouco tempo, as recomendações limitavam ou até mesmo contraindicavam a prática de atividade física para gestantes, especialmente no final da gestação. A questão é que este declínio na prática de atividade física pode ser um fator de risco a longo prazo para obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros. Esta concepção de inatividade mudou.

Hoje já existe um consenso sobre a importância da atividade física durante a gestação. A atividade física é recomendada na gestação na total ausência de qualquer anormalidade, mediante avaliação médica especializada. As contraindicações absolutas são o sangramento uterino de qualquer causa, a placentação baixa, o trabalho de parto prematuro, o retardo de crescimento intrauterino, os sinais de insuficiência placentária, a rotura prematura de membranas e a incompetência istmo cervical.

Há uma sequência de mudanças no corpo da mulher, na gestação: o útero está em constante crescimento, o abdômen cada vez mais globoso, o deslocamento do centro de gravidade para frente devido ao crescimento uterino, aumento da base de sustentação para melhorar a estabilidade e o equilíbrio, além da liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos. Todas essas modificações causam lordose lombar exagerada com anteversão pélvica, ocasionando sobrecarga dos músculos lombares e posteriores da coxa, podendo gerar um processo doloroso

Pilates é uma forma de exercício que trabalha o conjunto mente-corpo tendo como foco o controle do movimento, postura e respiração. O objetivo é aumentar a força e endurance muscular, bem como a flexibilidade, a postura e o equilíbrio, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas da coluna. O trabalho mental no Pilates é evidenciado na respiração e na concentração, durante toda a execução dos exercícios. As indicações são muitas e variadas, tanto em indivíduos que buscam alguma atividade física ou por aqueles que apresentam alguma condição especial, quando a reabilitação é necessária.

O caráter leve e suave dos exercícios de Pilates, permite que cada vez mais mulheres procure esta técnica na gravidez, muitos dos exercícios podem ser realizados em decúbito lateral ou até mesmo sentado, sendo seguros, também durante o segundo e terceiro trimestre de gestação, quando a posição supina é contra indiciada. No Pilates, a prática física é aliada ao relaxamento mental, onde as gestantes adquirem maior consciência corporal e se sentem mais preparadas e confiantes em si mesmas.

O Método Pilates é um programa de exercícios seguros e eficazes muito indicado para o período gestacional, aliando conforto a gravidez e preparação ao parto. Tendo como foco: a estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico; o fortalecimento e alongamento suave dos músculos e o ganho de força dos músculos abdominais; proporciona maior apoio das vísceras abdominais e permite melhor mobilidade e estabilidade da coluna vertebral.

Os exercícios de alongamento e fortalecimento, especialmente adaptados, auxiliarão no alívio das dores que com frequência se associam ás mudanças que estão ocorrendo no corpo da gestante. Os resultados são: a melhora das dores na região lombar, queixa muito comum das gestantes; melhora da circulação; diminuição da pressão sanguínea; diminuição do risco de diabetes gestacional; auxílio no retorno venoso, prevenção do aparecimento de varizes; fortalecimento dos músculos do períneo e abdômen preparando para o parto e pós-parto; prevenção da diástase abdominal e melhora da autoestima da mulher, reduzindo o risco de depressão pós-parto.

Pode-se afirmar que programas de atividades físicas direcionadas e orientadas para gestantes proporcionam uma quantidade imensa de benefícios tanto físicos, quanto psicológicos. Esses benefícios não se resumem somente à mãe, neste caso, gestante, mas são estendidos, também ao bebê em formação.

 

Por: Lulyanna P. Carvalho Roriz, Fisioterapeuta

CREFITO 190415-F