(Por Márcia Christovam)

Em nossa contagem regressiva para 2020 refletimos na live de ontem sobre a necessidade de nos livrarmos dos pesos desnecessários!

É verdade que como Fênix temos a capacidade de suportar grandes cargas, mas não são poucas as vezes em que nos falta discernimento para levar o que é preciso e abrir mão do que deixou de ser importante.

Além da falta de discernimento acrescentamos o problema da ‘Síndrome da Pele de Anfíbio’.

Bem, algumas rãs ou sapos que moram em lagoas vulcânicas tornam-se capazes de adaptar sua pela à elevação da temperatura da água, de modo a não precisarem pular fora da lagoa quando esta se torna mais quente. Esta capacidade de adaptação é ótima, porém o problema é que, ao elevarem ao máximo tal potencial adaptativo, acabam por morrer cozidos quando as atividades vulcânicas elevam a temperatura de suas águas ao potencial de fervura.

E o que isso tem a ver comigo e com você? Bem… por vezes vivemos envoltos por esta pele de anfíbio!

Nossa capacidade de adaptação é uma grande benção e nos predispõe a superar problemas e continuar vivendo não importa se estamos no: frio ou calor, abundância ou escassas, saúde ou doença, alegria ou tristeza. Porém quando o processo adaptativo ocorre dentro de um estado de alienação a benção pode tornar-se uma maldição, pois nos adaptamos a situações que são péssimas e deixamos de perceber como elas nos prejudicam, não sentindo assim a necessidade ou o impulso de ‘pular para fora da lagoa’.

Assim, nestes 20 dias que faltam para que 2020 se inaugure em nossa vida podemos fazer uma varredura interna e externa, aguçando nossa sensibilidade e ao mesmo tempo buscando SABEDORIA para discernir os pesos que tem um propósito positivo em nossa evolução, e os pesos que apenas causam um sofrimento gerador de adoecimento.

Para que sua autoanálise sobre os pesos desnecessários se torne mais profunda e assertiva, quero sugerir algumas ideias:

  • Você carrega o Peso de Outras Pessoas? Peso monetário, peso emocional, peso de responsabilidade, etc… Às vezes somos compelidos a ajudar, mas não somos eficazes pois damos ao outro não o que ele precisa, mas o impedimos inclusive de crescer por realizar por ele, ou poupa-lo de suas próprias experiências! Sentir dó de alguém pode ser uma péssima ideia para ele e para você mesmo! O verdadeiro auxílio é aquele que proporciona crescimento! Assim faça uma análise crítica e reconheça as pessoas que você precisa retirar da sua lista de auxiliados! Cuidado também com relações tóxicas que você tem se permitido viver por sua inabilidade de dizer “Não”, ou por falta de ‘cercas protetora’ em sua vida!
  • O Peso do Passado e outra sobrecarga absolutamente desnecessária! Algumas pessoas ficam presas ao sofrimento do passado, outras ao saudosismo de boas experiência vividas e em ambos os casos perde-se o foco do Presente que é um PRESENTE (uma grande dádiva!). Abrir mão dos pensamentos e sentimentos que te aprisionam neste tempo que se foi, ser capaz de encerrar os lutos vividos e perceber que é possível viver Aqui e Agora de maneira plena é a maneira de se libertar desta terrível carga!
  • O Peso da Culpa é outro fantasma terrificante que nos paralisa e adoece. Se em algo você errou, lembrar-se de que é humano e que desta forma está passível às falhas, pode ser um bom começo! Quando assumimos a responsabilidade por nossos atos, nos tornamos senhores de nossa história! Mas responsabilidade significa poder, e reflete na busca de soluções, enquanto culpa reflete em perda de energia e consequente tendência a vitimização e à depressão! Nos assumirmos como seres falhos e em busca de evolução pode nos qualificar para viver uma existência mais leve!
  • O Peso do Perfeccionismo é a sina dos que querem sempre ‘o melhor’! Desejar o melhor é extraordinário e se esforçar para alcançar a perfeição é o que nos coloca em processo constante de evolução. Entretanto esta é outra benção que quando mal administrada torna-se uma praga! Querer o melhor não pode nos tornar escravos desta intencionalidade. Assim, entender que estamos em constante processo de evolução, sendo hoje melhores que ontem, mas piores que amanhã pode nos trazer a leveza de viver a busca por melhorias sem a presença da tirania.

Bem, espero que estas reflexões te conduzam a pensar em outros PESOS desnecessários, danosos e nefastos que porventura esteja carregando. E mais que isso, que você possa sabiamente escolher o que deixar para trás de forma a poder entrar em 2020 com a leveza que merece e precisa para construir a vida que deseja para si, com saúde e harmonia!!!