A Psicoterapia para Casal e Família é um espaço protegido em que as pessoas podem compreender umas às outras, conversar sobre temas tensos com apoio e mediação do profissional afim de chegar a uma maior assertividade e compreensão mútua, mediar conflitos minimizar tensões, de forma a reconstruir seus vínculos afetivos saudáveis, por meio da análise e compreensão de suas relações, conflitos e problemas. A terapia de casal e de família tem ação terapêutica e profilática sobre o desenvolvimento e saúde mental de crianças e adolescentes. Muitas vezes, quando um indivíduo apresenta um problema, este pode ter tido origem num conjunto de relações familiares deficitárias, e afetar todos os outros membros.

Desta forma, a terapia de família constitui-se num método de tratamento que foca nas relações familiares, no grupo familiar como um todo e no vínculo entre seus membros. A procura por um terapeuta se dá, geralmente, quando a família apresenta um grave problema. Pode ser um dos membros apresentando um transtorno psíquico, a presença de álcool ou drogas, a iminência de uma separação, perdas, etc. Assim, a terapia é indicada sempre que conflitos na relação estejam prejudicando a harmonia familiar, podendo, inclusive, provocar sintomas em um ou mais membros da família. Quando a família participa junto da terapia, haverá um somatório de forças em direção à resolução dos conflitos.

A terapia de casal, por sua vez, visa promover a qualidade da relação conjugal, bem como, prevenir ou intervir em conflitos da interação conjugal. Os conflitos surgem a partir das demandas da vida do casal, que exige ajustes e negociação para promover a satisfação da relação. Tais demandas se refletem em rotinas, interesses, divisão de papéis, gênero, padrões de conduta, padrões de comunicação, intimidade, sexualidade, emoções não expressas, vividas ou compartilhadas, a interação do casal com outras esferas – família de origem, trabalhos, estudos, amizades, dentre outros tantos temas.

Tanto no caso da psicoterapia de casal quanto na de família, o psicólogo será um mediador das relações possibilitando condições para construir diálogo e mediar saúde.

O Instituto Logos se encontra em Goiânia. Venha nos fazer uma visita! Para contato via telefone ligue (62) 3942-0599 / (62)98162-4708