É a área da Psicologia que estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Portanto o trabalho de consultoria pretende proporcionar para as empresas, através de profissionais qualificados e experientes, ferramentas e estratégias para um trabalho de gestão de pessoas mais qualificado e eficiente.

O que trabalha?

Todos os subsistemas de Recursos Humanos ligados a
Suprimento, Aplicação e Desenvolvimento de pessoas.

 

O que trabalha em SUPRIMENTO?

– O ambiente organizacional visando detectar pontos fortes e fracos para a tomada de decisões acertadas que venham sanar ou minimizar as dificuldades e ressaltar as oportunidades.
– Recrutamento e Seleção, objetivando buscar no mercado pessoas com o perfil adequado a cada função dentro da organização.

PARA SABER MAIS…

Neste programa o Foco está no subsistema apoiador do trabalho do Psicólogo Organizacional: SUPRIMENTO E PROVISÃO. Você conhece este subsistema e entende a relevância dele para o sucesso do seu negócio?

 

O que trabalha em APLICAÇÃO?

– Descrição e análise de cargos, possibilitando as empresas possuírem um instrumento que relacione as tarefas, os deveres e as responsabilidades de cada cargo, facilitando que o Recrutamento e Seleção encontrem ocupantes dos cargos com características pessoais compatíveis com as especificidades de cada cargo.
– Avaliação de Desempenho. Que tem o objetivo específico de identificar a forma como as pessoas desenvolvem suas atividades para reforçar os pontos fortes de cada pessoa e identificar os gaps para que sejam desenvolvidos e superados. É uma ferramenta de Desenvolvimento de Pessoas, que, se bem utilizada, traz benefícios para as equipes e as organizações.

PARA SABER MAIS…

Márcia Christovam e Teresinha Dantas falam sobre o segundo subsistema: APLICAÇÃO e sua relevância dentro das organizações, assim como sobre o papel do Psicólogo na gestão deste subssistema.

 

O que trabalha em DESENVOLVIMENTO?

– Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, buscando meios de levá-las a explorarem e aperfeiçoarem seus conhecimentos, habilidades e competências, promovendo o crescimento pessoal e profissional das mesmas, num processo em que ganha organização e ganham as pessoas.

PARA SABER MAIS…

 Este programa foca em DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS. Este é o 4º subsistema da atuação do Psicólogo Organizacional. Você conhece as principais estratégicas deste subssistema?
Este Programa Logos em Foco fala sobre o subsistema MANUTENÇÃO DE PESSOAS. Venha refletir sobre a relevância deste tópico para o sucesso de sua empresa e seu negócio.
Monitoramento de Pessoas: que subsistema é esse e qual sua relevância dentro da empresa? Este é o tema do programa Logos em Foco desta semana, apresentado por Márcia Christovam (Psicóloga e Master Coach) e Teresinha Dantas (Psicóloga e Coach)

Vantagens de se trabalhar com a Psicologia Organizacional em sua Empresa:

– Contar com um quadro de profissionais qualificados para atender as
necessidades de sua Empresa, através de um Recrutamento e Seleção
específicos realizado por uma equipe de profissionais habilitados e
experientes.
– Possuir um Regulamento de Cargos e Salários que seja atrativo no
mercado de trabalho, e ao mesmo tempo motivador e valorizador para a manutenção de potenciais.
– Conhecer profundamente sua Empresa e equipe de trabalho de forma a compreender os problemas, os pontos de fragilidade, quer na organização, quer nas relações de trabalho, possibilitando encontrar caminhos que viabilizem projetos de ação de forma a valorizar as potencialidades e sanar as dificuldades diagnosticadas.
– Capacitar e Desenvolver sua equipe profissional de forma que ela seja capaz de acompanhar o avanço das tecnologias, explorando e
aperfeiçoando seus conhecimentos, habilidades e competências colocando-os a serviço do alcance dos objetivos organizacionais e consequentemente contribuindo para o sucesso da Empresa.
– Proporcionar a mudança de atitudes dos colaboradores que a partir da reflexão e autoconhecimento alteram comportamentos antiquados e inadequados em ações inovadoras e modernas.
– Desfrutar da competência humana, usufruindo da capacidade que o ser humano tem de aprender e de elevar os níveis de motivação para o
trabalho, na busca de resultados melhores para as empresas, quando
percebem que seu potencial é reconhecido e valorizado.
– Redução de custos na busca por objetivos empresariais através de
pessoas preparadas, levando a ganho em competitividade e em qualidade.
– Contribuir para um clima organizacional saudável onde os colaboradores se sintam adaptados, felizes, valorizados, motivados, corresponsáveis pelo sucesso organizacional, consequentemente garantindo uma maior fidelização.

 

Saiba mais sobre os diversos serviços oferecidos:

http://institutologos.com.br/categoria-consultoria/conhecendo-consultoria-logos/