Normalmente a escola encaminha crianças e adolescente para Avaliação Psicopedagógica quando o desempenho escolar não está de acordo com o esperado. Ou o processo de leitura e escrita está aquém se comparado com as demais crianças da turma ou apresenta dificuldades na compreensão de uma determinada disciplina ou ainda o aluno mantém um comportamento frente a aprendizagem desmotivado ou até mesmo alienado.
A Avaliação é feita por um Psicopedagogo Clínico, que para sua análise utiliza os seguintes recursos: entrevista com professor (quando for o caso), entrevista com pais (quando criança ou adolescente), sessões com o paciente onde acontecerão sessões de conversas livres e entrevistas estruturadas e aplicação de testes padronizados e técnicas investigativas. Caso o Psicopedagogo tenha formação em Psicologia poderá utilizar em sua bateria de testes diversos instrumentos especializados de uso exclusivo do Psicólogo. As áreas avaliadas serão:
- Emocional
- Motora
- Pedagógica
- Cognitiva
- Neuro-Sensório- Motor
ÁREA EMOCIONAL
Avalia a condição afetiva do aprendiz frente a situações de aprendizagem nos âmbitos: escolar, familiar e pessoal. Objetivo:
- Investigar os conteúdos afetivos constitutivos do vinculo com a aprendizagem;
- Subsidiar a análise do papel que o aprendente ocupa no seu contexto social, as suas relações na família, na escola, bem como, os seus conflitos, desejos, sonhos, rejeições, tristezas, alegrias, dúvidas, medos, dentre outros significados, inclusive da área cognitiva.
ÁREA MOTORA
Analisa o perfil neuro-sensório motor do aprendiz.
Objetivos: Avaliar o estágio de desenvolvimento dos sistemas: nervoso, sensorial e motor.
ÁREA PEDAGÓGICA
Avalia o processo da gênese da escrita, da leitura e do cálculo. Objetivo: Observar o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente, nos aspectos:
- Escrita
- Posição do papel, postura para escrever e segurar os instrumentos, erros ortográficos, velocidade da escrita, etapas de desenvolvimento do grafismo, qualidade da escrita, etc.
- Leitura
- Velocidade, ritmo, postura e dificuldades.
- Cálculo
- Relações de tamanho, conceito de permanência de quantidade, compreensão das quantidades e dos signos visuais (números).
ÁREA COGNITIVA
Avalia o estágio de desenvolvimento cognitivo relacional do aprendente. Objetivo: Analisar o desenvolvimento do raciocínio lógico, o estágio das operações do pensamento, atenção e concentração.
DESENVOLVIMENTO NEURO-SENSÓRIO – MOTOR
- Lateralidade
- Esquema corporal
- Interação espacial (orientação espacial)
- Coordenação dinâmico-manual e viso-motora
- Coordenação motora ampla
- Coordenação motora fina
- Desenvolvimento da linguagem
- Desenvolvimento sensorial
- Orientação temporal No Diagnóstico Psicopedagógico é preciso atentar para os seguintes processos cognitivos básico da aprendizagem:
- Atenção
- Concentração
- Memória
- Percepção
- Autonomia
Ao final da Avaliação será entregue um laudo contendo o Diagnóstico, o Prognóstico e as indicações, assim como será papel do Psicopedagogo dar orientações para o paciente, para os pais, e para a escola acerca das melhores práticas para melhoria do quadro apresentado como queixa.