Como parceiro da Sociedade Latino Americana de Coaching o Instituto Logos assume para seus Profissionais Coaches o modelo de 12 Competências essenciais desta instituição.
Estas 12 competências são ampla e constantemente desenvolvidas em cada um dos Profissionais de nossa Equipe, através de avaliações, minicursos, workshops, supervisões e demais estratégias que proporcione desenvolvimento contínuo.
Conheça as 12 Competências e suas respectivas definições:
Competência 01: Respeito à diversidade
Definição: Entender, aceitar e ser sensível às diferenças individuais. Tratar todas as pessoas igualmente, independentemente de gênero, raça, credo, origem, status ou função. As pessoas que apresentam esta competência são abertas e respeitam as diferenças entre as pessoas. Elas tratam os outros com justiça e dignidade.
Competência 02: Visão
Definição: Identificar metas a longo prazo e promover a implementação de ideias diferentes ou alternativas. As pessoas que apresentam esta competência geram soluções criativas e estratégias que podem ser implementadas com sucesso. Elas pensam de maneira inovadora e apoiam esse mesmo pensamento nos outros. Elas desafiam e impulsionam pessoas/organizações a aperfeiçoarem-se e crescerem constantemente.
Competência 03: Integridade
Definição: Manter um alto padrão de justiça e ética nas palavras e ações do dia a dia. As pessoas que apresentam esta competência comportam-se conscienciosamente e confiavelmente, de modo ético e honesto ao lidar com a gerência, colegas, clientes e pessoas que se reportam diretamente a elas. Elas são justas em suas expectativas com relação aos outros e dão tratamento igual para todos.
Competência 04: Planejamento e Organização
Definição: Organizar e planejar eficazmente o trabalho de acordo com as necessidades organizacionais, através da definição de metas e previsão das necessidades e prioridades das pessoas. As pessoas que apresentam esta competência são competentes em planejar e organizar eficientemente, administram o seu tempo e o dos outros e lidam eficientemente com exigências múltiplas e prazos conflitantes. Elas identificam metas, desenvolvem planos, calculam espaços de tempo e monitoram o progresso.
Competência 05: Comunicação
Definição: Comunicação clara e eficaz com pessoas dentro e fora da organização. As pessoas que apresentam esta competência ouvem de forma eficaz e desenvolvem empatia com outros. Elas são hábeis em articular claramente seus pensamentos e ideias, apresentam as informações de um modo direto e lógico e asseguram-se de que sejam compreendidos. Elas compartilham informações com outros que irão aperfeiçoar o progresso geral do trabalho.
Competência 06: Inovação
Definição: Facilita o encontro de soluções novas e criativas que resultarão em melhor desempenho, melhores resultados, produtividade mais elevada, etc. As pessoas que apresentam esta competência geram soluções e ideias novas e criativas. Elas questionam como as coisas foram feitas no passado e tentam desenvolver novos meios de abordar assuntos ou problemas. Elas pensam à frente dos demais.
Competência 07: Motivando Outros
Definição: Inspirar os outros a terem bom desempenho pela transmissão de entusiasmo e paixão por fazer um bom trabalho. As pessoas que apresentam esta competência encorajam e inspiram os outros.
Competência 08: Orientação para resultados
Definição: Desafiar e levar pessoas, organizações e a si mesmo a conquistarem e manterem excelência. As pessoas que apresentam esta competência estabelecem e apoiam a definição de objetivos e contribuem para a realização deles. Elas assumem responsabilidade pessoal pelo sucesso da organização e persistem, mesmo diante de obstáculos, em alcançar resultados.
Competência 09: Flexibilidade
Definição: Tratar eficazmente de problemas, pressões e estresses relacionados ao trabalho, de maneira profissional e positiva com foco orientado à solução. As pessoas que apresentam esta competência mantêm uma atitude positiva mesmo diante das frustrações, pressões ou mudanças. Elas recuperam-se rapidamente quando enfrentam obstáculos ou conflitos.
Competência 10: Persuasão de Compra
Definição: Convencer os outros a comprarem um produto ou serviço. As pessoas que apresentam esta competência convencem os outros a comprar produtos ou serviço sem serem excessivamente agressivas ou coercivas. Elas convencem as pessoas porque entendem como posicionar melhor o seu método de persuasão de forma apropriada. Elas são autoconfiantes, reagem às objeções com confiança e não desistem facilmente.
Competência 11: Apoia o desenvolvimento de outros
Definição: Apoiar e fornecer feedback a outros para encorajar e inspirar o desenvolvimento das competências relacionadas ao trabalho e crescimento da carreira a longo prazo. As pessoas que apresentam esta competência estão sinceramente interessadas no desenvolvimento e sucesso dos outros. Elas dão feedback e direcionamentos honestos de forma encorajadora e ajudam os outros a atingirem objetivos e desafios individuais. Enfim, são positivas, objetivas e justas.
Competência 12: Foco na qualidade
Definição: Promover e manter elevados padrões de qualidade no trabalho. As pessoas que apresentam esta competência produzem constantemente um serviço de alta qualidade. Elas aplicam disciplina e uma orientação detalhada ao seu trabalho e procuram constantemente aperfeiçoar a qualidade dos produtos e serviços. Elas encorajam outros a terem altos padrões de qualidade em seus trabalhos.