O Regulamento Interno das empresas é o instrumento pelo qual o empregador pode se valer para estabelecer regras (direitos e obrigações) aos empregados que a ela presta serviços. Um manual do empregado bem preparado ajuda a diminuir os mal entendidos. Sua equipe não terá duvidas sobre suas políticas corporativas e terá onde se dirigir para ter respostas a suas perguntas básicas. Mais importante ainda, isso poderá evitar que você encare um processo judicial oneroso caso alguém acuse a empresa de uma política injusta ou discriminatória.
Ao prestarmos este serviço para sua empresa, disponibilizaremos profissionais treinados para primeiro fazer um levantamento de cada cargo e cada função da forma mais pormenorizada possível. Depois o consultor fará com o gestor de cada área assim como junto à diretoria da empresa quais são as expectativas para cada função, quais são os gaps que ocasionam prejuízos, dentre outras informações advindas da subjetividade que serão relevantes para montar um Manual preciso e apoiador de alcance de resultados. De Posse de todo o material colhido será confeccionado o documento e este será submetido aos líderes e também aos liderados (cada um feito com uma estratégia diferente) afim de verificar a quão assertivo o manual parece estar, e quanto ele parece estar compreensível. Após este momento avaliativo confecciona-se o documento final, sendo que poderá se interessante para a empresa contratar nossos treinamentos para que as regras e normas sejam repassadas adequadamente, e possam ser aceitas de maneira tranquila e consciente por toda a equipe.
De acordo com Rozimari Spinelli (gerente de RH e Qualidade da Transportadora Plimor ao falar sobre o Manual em entrevista para o site administradores.com.br), para que essas diretrizes da organização não fiquem apenas no papel e sejam concretizadas na prática, é fundamental vontade da direção e um bom plano para difundir as práticas ideais para a empresa. “Não é apenas discurso, são projetos concretos com valores que acontecem e que toda a empresa precisa vivenciar. Só entregar uma cartilha e não movimentar isto dentro entre as pessoas não adianta. É preciso relembrar constantemente a cultura na empresa”.