OBJETIVOS
- Conceituar e caracterizar o processo psicodiagnóstico estabelecendo seus objetivos e etapas.
- Reconhecer a postura do Psicólogo na situação clínica com base em uma Epistemologia Existencialista, bem como aplicar tal conhecimento na prática com o cliente.
- Treinar um ‘Olhar Fenomenológico’ para melhor colher os fenômenos expressos no processo diagnóstico, onde quer que eles se desvelem: nas entrevistas, nos momentos lúdicos, nos testes padronizados.
- Conhecer modelos de condução de entrevista com a família e com a criança/adolescente num processo de ajuda.
- Conhecer testes psicométricos (inventários de personalidade, testagem de maturidade cognitiva; testes psicomotores; testes psicopedagógicos; testes de inteligência) e técnicas projetivas.
- Identificar melhores estratégias de Analisar e organizar os dados obtidos, de forma a fazer desvelar um diagnóstico e um prognóstico.
- Conhecer modelos de encaminhamentos e sugestões coerentes com o diagnóstico e o prognóstico.
- Formular propostas psicoterapeuticas com base no diagnóstico.
- Efetuar propostas de devolutivas para as diferentes situações e demandas: com a criança/adolescente; com os pais; com a escola; com outros profissionais da área da saúde.
- Confeccionar Informes, Pareceres, Relatórios e Laudos para os diferentes fins: médico, outros profissionais da área da saúde, família, escola, judiciário.
PROGRAMA
I Módulo – A Postura do Psicólogo
1.1. Embasamento Filosófico
1.2. Relação Psicólogo-Cliente
1.3. Ética
II Módulo – Visão Geral sobre os Problemas Infantis
2.1. Caracterização dos Transtornos – CID-10/ DSM-IV
2.2. Estudo de Caso
III Módulo – Entrevista em Psicodiagnóstico
3.1. Com os pais
3.2. Com a criança
3.3. Com o adolescente
IV Módulo – Uso de Testes no Psicodiagnóstico
4.1. Testes de Inteligência
4.2. Testes Psicomotores
4.3. Testes Psicopedagógicos
4.4. Testes Neuropsicológicos
4.5. Inventários
4.6. Testes Projetivos
V Módulo – Outras Técnicas de Levantamento de Dados para o Diagnóstico
5.1. A Hora Lúdica
5.2. Dinâmicas e Vivências
5.3. Visita à Escola
5.4. Sessão Diagnóstica com a Família
5.5. Diagnóstico numa Perspectiva Transdisciplinar: Possíveis Estratégias.
VI Módulo – Análise, Interpretação e Organização dos Dados
VII Módulo – Formulação do Laudo
VIII Módulo – A Entrevista de Devolução
8.1. Com os pais
8.2. Com a criança
8.3. Com o adolescente
8.4. Com a Escola
8.5. 5. Com outros Profissionais Solicitantes do Psicodiagnóstico
IX Módulo – Estudo de Casos
X Módulo – Supervisão de Casos
CARGA HORÁRIA: 50 HORAS
Facilitadora: Ms. Márcia Christovam Rocha (CRP 09/1891)