~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~
(Por: Márcia Christovam)
Nesta nossa 3ª reflexão rumo a um 2020 melhor, eu falo sobre o Processo de Individuação, com o objetivo de nos apoiar a caminharmos rumo a construção de versões cada vez melhores de nós mesmos!
Carl Jung, pai da Psicologia Analítica, nos ensina sobre a jornada que cada indivíduo deve fazer rumo ao seu desenvolvimento integral, através da qual busca-se uma unidade autônoma e indivisível, tornando-se uma totalidade, e assumindo uma consciência plena de si mesmo.
Naturalmente a Individuação é (como o próprio nome diz) um processo e não um lugar a chegar, pois nesta existência estamos numa trajetória de busca constante e ‘TRANSFORMAÇÃO’ é a palavra de ordem!
Este processo nos conduz à realização e a uma atualização constante de nossa essência, de maneira que nos tornamos mais próximos de realizar nosso propósito existencial.
Assim, é necessário que o ser humano se desperte para esta jornada e que dia a dia se dedique às nobres tarefas deste projeto!
Para que a Individuação aconteça é fundamental que o Ego participe ativamente do processo, pois sua função é promover a motivação para a caminhada. No entanto, às vezes o Ego escolhe percorrer o caminho no sentido contrário, ou seja, fugir deste processo de transformação e aprimoramento que é a Individuação, e neste caso o processo tende a ser mais doloroso e muito mais árduo. Então o primeiro passo precisa ser uma DECISÃO suficientemente consciente e potencialmente geradora deste desejo de se entregar para esta aventura!
Aqui vale a pena se questionar: o quanto você está entregue para este projeto?
De fato você quer viver dias de transformação e alcançar sua melhor versão para um 2020 mais consciente, assertivo e iluminado?
Para que a Individuação ocorra 3 são as etapas necessárias:
Reconhecer
Confrontar
Integrar
A experiência da integração depende totalmente da postura de humildade onde não há mais espaço para rejeitar e fingir não ser quem nós somos por inteiro!
Ser humilde é estar em contato com nossa essência enquanto terra que somos, matéria em transformação. Daí a correlação etimológica entre ‘humos’ (terra) e humildade.
Mas estar em contato com nossas verdades integrando-as também requer de nós humor, estado de espírito de estar feliz, satisfeito ao acolher em si a fertilidade da alma! Humor vem de ‘umos’, umidade, e de fato a terra só se torna fértil quando úmida!
Assim fecho esta reflexão chamando nossa atenção para a necessidade de umedecer com nosso bom humor nossa alma, tornando-a através da humildade, um terreno fértil para o plantio que desejamos fazer no ano vindouro!
Que nestes 19 dias caminhemos rumo à individuação atualizando nosso potencial de ser hoje melhor que fomos ontem!
Fique por dentro das nossas novidades.
Copyright @ Instituto Logos. Todos os direitos reservados Docksan