Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e as características desejadas pelo mercado só aumentam a cada dia.

Muito se fala em desenvolvimento, treinamento, como crescer, ascender.

Tudo muito definido e estruturado. Mas afinal se hoje é raro algo novo sobre o tema, o que impede que a maioria não faça as trilhas de sucesso?

Quero junto com vocês olhar algo que muitas vezes passa despercebido nesses assuntos, VOCÊ.

Sim, muitas vezes essa pecinha tão importante desse quebra cabeça é deixada de lado e a impressão é que se é forçado a encaixar em espaços que até então nunca se tinha entrado.

Deixo claro que todas essas dicas, treinamentos, são fundamentais, os quais inclusive os uso em minhas orientações e desenvolvimentos profissionais. Mas reforço a importância de se refletir que o gap entre o ideal e o real, muitas vezes se chama, PESSOA. E é justamente nisso que podemos nos focar, na pessoa, para que o processo, as dicas, se adequem a ela, e não o contrário.

Faço uma simples comparação com um tema muito em voga, nutrição.

Hoje já se é muito aceito a prerrogativa do atendimento individualizado, preconizado mediante o biótipo, estilo de vida, características de clima e cultura regional, para se chegar a uma dieta e protocolo altamente funcional para o cliente. Porém a algum tempo era comum se buscar receitas padrões de sucesso a fim de se chegar ao mesmo resultado daquela celebridade maravilhosa.

Penso que a mentalidade empreendedora esteja passando pelo mesmo processo. Ainda existem muitos referenciais de sucesso, que por intenção ou não, difundem ou são interpretados como um modelo de metas que devem ser seguidas à risca. Tal como na nutrição não seria mais eficaz usá-los como base e não como fim?

A proposta-convite desse espaço é ampliar um pouco o foco, complementando as ferramentas úteis e funcionais com um olhar mais sistêmico e que dê vasão aos elementos pessoais desses personagens que somos, atuantes, integrados, orgânicos, que resultam nesse contínuo processo de amadurecer.

Tenham a certeza que vocês podem ser muito mais que ótimos profissionais.

Vocês podem ser excelentes PESSOAS!!!!

Aceitam o desafio?

 

Rodolfo Gonzaga Pereira, Psicólogo Organizacional, Clínico, Sistêmico e provocador nas horas vagas.

CRP 09/9536